Wake - Despertar - Lisa McMann



Título: Wake - Despertar
Autora: Lisa McMann
Editora: Novo Século





Sinopse:  Por dezessete anos Janie vem sendo sugada para dentro dos sonhos de outras pessoas, e isso estava ficando cansativo. Especialmente os sonhos sobre quedas, nudismo, e sexo selvagem. Janie já havia visto fantasias o suficiente para o resto de sua vida. Ela não poderia contar para ninguém sobre o que ela podia fazer—Eles nunca acreditariam nela, ou pior, eles pensariam que ela era uma aberração. Então Janie vivia no limite, amaldiçoada com uma habilidade que não queria e não podia controlar. Então ela é sugada para dentro de um pesadelo, que a apavora até os ossos. Pela primeira vez, Janie é mais do que uma espectadora da mente distorcida de outra pessoa. Ela é uma participante...

Conheci Wake no blog da Babi Dewet e há muito tempo ele está aqui na lista pra ser lido, e apesar de ter adorado o livro, eu esperava bem mais. Pela sinopse eu imaginava algo mais assustador, algo mais profundo, mas nesse ponto, o livro deixou muito a desejar.

Janie tem 17 anos e desde que se conhece por gente é puxada pra dentro de qualquer sonho, de qualquer pessoa que esteja dormindo à sua volta. Ela não escolhe o sonho de quem vai ver, e acaba vendo muitas coisas estranhas, outras engraçadas e algumas assustadoras.

Nesses sonhos, Janie descobre fatos das pessoas a sua volta, que provavelmente ela não gostaria de saber se tivesse escolha. São segredos dos melhores amigos, dos populares da escola...e do garoto por quem ela se descobre apaixonada. E é Cabel que faz com que Janie passe a ver esse seu 'dom' com outros olhos e passe a usá-lo de uma forma que possa ajudar não só a própria Janie, mas à todos aqueles que compartilham seus sonhos com ela.

Na verdade, pelo menos pra mim, a parte realmente interessante no livro foi quando o Cabel apareceu, pois ele é quem fez toda a diferença. Grande parte do mistério que envolve esse primeiro livro está todo nele... Cabel no começo da história é um daqueles típicos nerds, considerado estranho pela maioria das pessoas e em determinado momento do livro, ele passa por uma mudança tão grande que chega a ser confundido com um novo aluno no colégio.

O que ninguém sabe é que Cabel precisa da ajuda de Janie para resolver algo que eu não posso dizer aqui (claro, me matariam se eu saísse contando tudo!). À partir de então, os dois se unem, confiando um ao outro os seus segredos e trabalhando juntos para que um dos mistérios do livro possa ser solucionado.

Pra mim, os pontos positivos do livro são o romance dos dois, a postura do Cabel e a forma como Janie é levada para dentro dos sonhos e como começa a descobrir um pouco mais do que acontece com si mesma, além da maneira como ela consegue superar todos os obstáculos da vida, já que tem que trabalhar pra cuidar de si mesma, porque mora com uma mãe alcoólatra e que nunca se preocupa com ela.

A narrativa do livro pode fazer com que as pessoas estranhem um pouco o ritmo do livro, já que tudo que acontece é narrado no tempo presente, o que geralmente não acontece na maioria dos livros.

Eu estou com Fade e Gone aqui para serem lidos, e eu espero sinceramente que os dois completem a história e façam com que o encanto que envolve a Janie e o Cabel não sejam perdidos.

Eu sempre recomendo os livros que leio, acho que cada pessoa deve ter a sua própria opinião e não julgar por uma resenha ou capa, algo assim, pois o que eu não gosto você pode amar e o contrário também! E o que torna tudo mais divertido é exatamente isso, a diversidade de opiniões! =)



3 comentários:

  1. eu detestei esse livro, não tive como dizer o contrário na resenha. mas é sempre uma questão de opinião, é claro.
    beijocas

    ResponderExcluir
  2. AMO essa trilogia com todas as minhas forças! :P
    ADOREI Wake, AMEI Fade e estou lendo Gone!
    Sério, adoro a história de Janie e como as coisas acontecem... MESMO.

    Realmente a narrativa é de se estranhar no começo, mas depois que acostuma... ;)

    É isso, sou suspeita pra falar, sou Embaixadora Wake junto com a Etiene, do Aprendiz de Cinema, então não posso nem comentar aqui. Por que, né? SOU SUPER SUSPEITA PRA FALAR =X

    Mas... Leia logo os outros e me diga o que achou! ;D

    Beijocas!
    Juh Oliveto
    Livros & Bolinhos ~

    ResponderExcluir
  3. Oi Nia!
    Pretendo ler esse livro no final de semana. Demorei bastante pra comprar mas resolvi depois que vi em alguns blogs coisas positivas. Gostei do que tu falou, porque muitas vezes a gente espera uma coisa e é outra.

    Beijos!

    ResponderExcluir