O Leitor Indica #5 - O Menino do Pijama Listrado

Oi gente!
Todo mundo bem? Todo mundo tendo um ótimo começo de ano? Esperanças renovadas, novos objetivos e muitos livros pela frente? Espero que sim! Por aqui, 2011 começou com força total, muitos planos, novas idéias e a vida correndo a toda velocidade, mas tenho amado tudo que tem acontecido... Mas, deixando o papo de lado, tô trazendo de volta uma das sessões semanais do blog que tinha ficado meio em hiatus, mas que agora pretendo voltar a fazer semanalmente. Então vamos lá ao nosso 'O Leitor Indica'.




A sessão do blog hoje é com a Barbara Lorentz, mais conhecida como Babi Lorentz e ela gosta de ser chamada exatamente assim! A Babi tem um blog literário também e foi através dele e do mundo das fanfics (ela é beta reader) que eu a conheci! Ela mora lá em São Mateus, no norte do ES e esse ano vai começar a cursar letras - Português. A Babi é professora no CCAA e trabalha na loja da mãe também, o que a levou a gostar bastante de moda. Mas segundo ela mesma, a sua grande paixão são os livros e foi isso que a levou a criar o blog que você pode conferir aqui Babilorentz! Então, com a palavra, dona Babi!

O Menino do Pijama Listrado

Olá, tudo bom?

A Nia me convidou para participar dessa sessão do blog e, na hora, disse que toparia participar. Não deixaria passar essa oportunidade, certo?

Então na hora imaginei um livro - sobre o qual já falei em meu blog - para apresentar pra vocês.

Por incrível que pareça, o John Boyne não é e nunca foi o meu escritor preferido, mas ele escreveu o meu livro de cabeceira: O Menino do Pijama Listrado.

Acho muito interessante quando o livro trata sobre o assunto da Segunda Guerra Mundial (A Menina que Roubava Livros também é um dos meus favoritos) e me apaixonei pelo Bruno, personagem principal do livro do John, assim que comecei a ler suas primeiras páginas.

O que me impressionou no livro foi o jeito inocente de o John tê-lo escrito. Bruno é um menino de 9 anos e, apesar de a história ser contada em 3ª pessoa, é como se fosse pelos olhos dessa criança. Tudo é muito inocente, tudo é muito complicado de se entender.

Num momento ele mora numa casa grande, onde ele pode brincar de descer as escadas pelo corrimão, onde ele encontra incríveis passagens secretas... Bruno tem seus amigos e gosta do lugar onde mora, mas, em outro momento, ele descobre que tem que se mudar para um lugarzinho chamado "Haja Vista". Todos tentam corrigí-lo quando ele fala o nome do lugar, mas ele continua entendendo "Haja Vista" e não sabe o porquê de reclamarem, sendo que ele está falando certo. Há também o "Fúria", que ele acredita ser o patrão do pai. Por que brigam com ele quando ele diz "Fúria" se todos o chamam assim?

É isso o que eu quero dizer com a inocência. Ele tem até dificuldade de entender algumas palavras - a propósito, acredito ter sido um ótimo trabalho do tradutor também. Está de parabéns!

Quando Bruno chega em Haja Vista com a família, ele começa a ver, da janela de seu quarto, várias pessoas usando pijamas listrados e fica se perguntando o porquê de eles não trocarem de roupa nunca.
Então, um dia, ele conhece o Shmuel, um menino que usa um pijama listrado.

A partir daí, só mesmo lendo o livro para saber. Vou deixá-los curiosos.

Ah, pra quem não quiser ler o livro (gente, tem menos de 200 páginas, por favor, né? Vamos ler), há também o filme. Eu o assisti e fiquei decepcionada, mas já dá pra ter uma pequena noçãozinha da história de Bruno.
Então a minha dica, pra essa coluna, é O Menino do Pijama Listrado.

Leiam e emocionem-se. Vale muito a pena tirar um dia para conhecer essa história linda e tocante.
Capa do livro e da adaptação feita pra os cinemas.

John Boyne está de parabéns com esse livro maravilhoso que se tornou meu filhotinho, meu livro de cabeceira - mas que fica mais na rua do que em casa (gente demais pedindo emprestado, aí já viram, não?)

Valeu pelo convite, Nia! Espero que tenha gostado da minha participação. Eu adorei aparecer por aqui!

Eu, Nia, preciso confessar que morro de vontade de ler esse livro! Semana passada ele quase veio pra casa, mas o desejo por Jogos Vorazes falou bem mais alto! Mas ele está na lista de desejos e em breve vou ler e descobrir o que ele tem de tão encantador assim que se tornou o preferido da Babi!

Babi, fofa, obrigada pela participação, viu? Adorei ter você por aqui também e com certeza faremos isso mais vezes!

4 comentários:

  1. Ah, Nia, que perfeito! Obrigada memso pela oportunidade. Foi lindo ver o que eu escrevi aqui ^^

    ResponderExcluir
  2. aaa Adooro a Babi ! hsuhsu' ela é muito simpática ! >.<
    Ommg! Adoro o menino do pijama listradoo ! :x O filme é ainda melhor hehe'
    Adorei o blog e obrigada por participar da promo *--*
    Beijos
    Carol {SobreUmLivro}

    ResponderExcluir
  3. Eu não conhecia o blog dela mas com certeza vou dar uma olhada assim que eu comentar aqui! Eu nunca li esse livro mas já vi o filme e me emocionei bastaaaaaaaaaante! É muito lindo, e o livro já tá na minha listinha ;)
    Já estou seguindo o blog :D

    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. eu só fui assistir o filme outro dia e achei tão, mas tão lindo. Triste, obviamente, mas lindo. Nunca tinha tido interesse em ler, mas agora é uma das próximas compras.

    ResponderExcluir