Diários do Vampiro - O Despertar por L.J. Smith




·         Título: Diários do Vampiro – O despertar
·         Autor: L.J Smith
·         Editora: Record
·         Páginas: 236
·         Nota: 7

Sinopse: 

Um triângulo amoroso fatal. Stefan Salvatore é imortal. E está condenado. Há séculos ele procura redenção e paz, até que chega à pequena cidade de Fell's Church e conhece Elena...
Mesmo sendo a garota mais popular e adorada da escola, Elena se sente sozinha, até encontrar sua alma gêmea, Stefan, um vampiro perseguido pelo irmão, Damon...
Um vampiro sexy e misterioso, Damon quer vingança a qualquer custo e não medirá esforços para conseguir o que deseja.


Muita gente já deve conhecer a história, seja através da série de TV ou mesmo pelos livros. Eu a conheci através da série e somente agora, consegui ler o primeiro volume, O Despertar.

No primeiro livro da série, somos apresentados a Stefan Salvatore, o vampiro que bebe sangue humano, mas que não quer matar suas vítimas e que carrega consigo um grande segredo sobre seu passado. Stefan se muda para Fell’s Church na esperança de poder levar uma vida tranqüila, onde ninguém sabe sobre o seu verdadeiro eu.
Porém, isso começa a mudar quando ele conhece Elena, uma garota bonita e fútil do ensino médio, que apenas pensa no seu próprio umbigo, sua popularidade e, diga-se de passagem, é a cara do antigo de amor de Stefan, a bela e misteriosa Katherine.

E que por coincidência, também foi o antigo amor de Damon Salvatore, o irmão todo mal de Stefan, que também foi transformado em vampiro por Katherine, em tempos passados.

Ou seja? Dois irmãos que dividiram o amor pela mesma mulher no passado se reencontram em Fell’s Church para dividir o amor outra vez pela mesma garota, Elena. Mas por que ela se parece tanto com Katherine e afinal de contas, o que foi que aconteceu com ela?

A narrativa do livro pra mim, em alguns pontos deixou bastante a desejar, porque por vezes me senti confusa aos acontecimentos e tive de reler algumas partes pra que pudesse entender exatamente a que o parágrafo se referia. E alguns acontecimentos também me deixaram meio confusas, me perguntando exatamente porque estiveram presentes ali.

Na verdade, passei o livro inteiro esperando pelos momentos que já havia assistido pela série de TV, e eles nunca chegavam e acho que por esse motivo, a leitura se tornou um pouco maçante pra mim, tanto que levei um tempo recorde pra ler o Diários – duas semanas - e só terminei, porque eu insisti muito e queria mesmo saber onde dava tudo aquilo.

Pra quem já leu e já assistiu a série, sabe que as duas histórias têm pontos gritantes de diferença. O nome da cidade foi modificado, a personalidade do Stefan, da Elena e até mesmo do Damon, que na série não é um cara mal, é apenas um cara sádico (pelo menos eu o vejo assim) e se me permitem dizer, os personagens adaptados para a série se tornaram muito mais interessantes, desde os protagonistas, até mesmo os secundários. A Elena do livro me fez ter raiva e antipatia por ela em quase todas as páginas, enquanto a da série de TV, me fez ficar apaixonada desde a primeira cena. Prefiro também o Stefan da série, que é mais romântico, mais carinhoso, e que consegue mostrar exatamente toda essa luta de um vampiro para lutar contra o sangue humano, até realmente não suportar mais. Agora quanto ao Damon, esse é meu personagem favorito tanto no livro, quanto na série. No livro, as partes mais interessantes ele estava presente, mesmo que não diretamente, e na série, dispensa comentários, ao mesmo tempo em que ele coloca medo, raiva, ele me faz rir... E digamos que ter Ian Somerhalder atuando como Damon ajuda bastante, rs.

Mas no geral, eu até gostei do livro, apesar de ter sido bem chato e diferente do que eu imaginava, mas sinto que ainda vou me surpreender com os próximos volumes – que já estão aqui esperando pela leitura – e que podem até mudar a minha visão em relação à série, e me fazer perguntar em determinado momento: Por que mudaram isso e não deixaram exatamente como estava no livro?

Por hora, entre Diários de Vampiro – O Despertar e Diários de Vampiro – Primeira Temporada, eu ainda escolho a segunda opção.


Ps: Tô lendo O Confronto, logo tem resenha por aqui também!



6 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Eu tmb prefiro a série ao livro, eu já li até a Fúria, já ganhei Reunião Sombria, mas tô lendo Traída no momento, então resolvi adiar minha leitura.
    Quanto mais eu fui lendo,mas fiquei decepicionada, pq a impressão que a série dá é q os livros tmb além dos vampiros abordam bastante as bruxas, mas até mesmo a Bonnie pouco é citada, e a maioria das vezes q é citada é fazendo algo "futil" junto com a Elena.
    E agora na 2ª temporada da série vai ter lobisomens tmb, e eu me pergunto, "De onde eles tiraram esses lobisomens já q nos livros eles nunca foram citados?"
    Minha nota para os livros seria 6 e para a série 9.

    ResponderExcluir
  3. Eu também comecei pela série e ao contrário do que eu estou acostumada me decepcionei com o livro.
    O seriado tem muito mais emoção! E claro... um belo Damon... kkk

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Oi,
    Conhecendo seu Blog e já seguindo. *-*

    Eu já li esse livro, mas acredita que nunca vi a série? Totalmente sem tempo para TV.

    Também não fiquei impressionada com a narrativa não, ainda não li as continuações, embora já tenha lido algumas resenhas e descoberto todo o final ¬¬

    Enfim, adorei sua resenha e sempre que puder venho espiar.

    Bj

    Nanda

    ResponderExcluir
  5. eu não curto muuuuito os livros, apesar de achar eles legais. A série eu assistia, mas nunca fui VICIADA, de esperar episódios e tal... tanto que parei de ver no 10 acho...

    ResponderExcluir
  6. Eu só conheço a série e AMO...como amo tudo de vampiros, Damon e afins. Minha amiga tem o livro, quando eu desocupar de tantos livros que ainda vou ler, lerei todos*-* É, tô sabendo de todas as diferenças entre os dois e pra falar a verdade não curto muito a Elena do seriado não. Acho que deveria ser mais bonita pra ser disputada pelos dois gatões haha Parece que como Katherine ela vai ficar mais interessante, muito insosa pro meu gosto.

    Bjss:*

    ResponderExcluir