A Lição Final - Randy Pausch

  • Título Original: The Last Lacture
  • Título no Brasil: A lição final
  • Autor: Randy Paush com Jeffrey Zaslow
  • Editora: Agir
  • Páginas: 252
  • Hardcover



Sinopse:

Quando Randy Pausch, professor da Carnegie Mellon University, subiu ao palco diante de um público de quatrocentas pessoas para apresentar sua palestra de despedida, ele não havia pensado em falar sobre sua morte. Diagnosticado com um câncer terminal de pâncreas, ele queria falar sobre a vida, sobre tudo aquilo que mais estimava. Como aproveitar um tempo tão limitado? O que temos de mais precioso a ensinar aos nossos filhos?
Cinqüenta dias depois, a palestra já havia percorrido o mundo pela internet, comovendo milhões de pessoas. Neste livro, Randy Paush combina humor, inspiração e inteligência numa lição surpreendente, uma história de coragem, alegria de viver e sonhos realizados. Uma herança generosa e otimista para futuras gerações.

A Lição Final conta a história de Randy, formado em Ciências da Computação, marido e pai de três filhos que descobriu em agosto de 2006 um câncer no pâncreas. Ele foi submetido ao tratamento e em agosto de 2007, ele sofreu metástases e o câncer deixou de ser tratável e passou a ser considerado em estado terminal. Randy foi informado que ele teria de 3 a 6 meses de vida. A princípio o livro pode parecer triste, ou então relacionado a alto ajuda, mas eu posso afirmar, ele não é nada disso. Pelo contrário, está bem longe de ser considerado triste e eu o denominaria realmente como uma grande lição. Nas 252 páginas do livro, não houve um momento onde eu identifiquei Randy reclamando por estar doente e porque iria morrer, pelo contrário, o livro conta tudo aquilo que ele conseguiu realizar durante os anos em que viveu e o que ele pretendia realizar ainda no tempo de vida que lhe restava. Randy deixou bem claro que estava feliz por ter vivido o tempo que lhe foi permitido e que em nenhum momento se sentia pior ou infeliz por estar morrendo. Claro, nunca foi fácil, mas ele sabia que tinha cumprido tudo aquilo que se propôs a fazer em seus anos de vida. A sua maior dor, sempre foi o fato de deixar seus filhos e saber que eles não teriam uma figura paterna para lhes acompanhar durante o crescimento. Randy tenta demonstrar a importância de termos sonhos e lutarmos por eles, mesmo que sejam aqueles que cultivamos durante a nossa infância. Ele nos diz também que precisamos aprender a dar mais valor as pessoas do que aos bens materiais, pois pessoas estarão ao nosso lado quando mais precisarmos. Além disso, é preciso aprender a reclamar menos, pedir mais, lutar mais, pois só assim nos tornaremos pessoas melhores em nossas vidas. Várias passagens da vida de Randy e experiências nos são apresentadas e devo confessar que algumas me deixaram de boca aberta, outras me deram inveja, outras me fizeram rir e claro, teve algumas que me fizeram chorar. O livro mexeu muito comigo, porque também perdi minha mãe de câncer, mas a cada vez que leio relatos assim, percebo o quanto as pessoas que passam por essa doença se tornam mais fortes e são capazes de nos ensinarem muito sobre a vida. Foi o que minha mãe fez comigo e o que com certeza, Randy conseguiu fazer um pouquinho mais depois que li o livro.

Ps: O Randy faleceu, logo depois de publicar o livro, em 25 de julho de 2008.

5 comentários:

  1. Câncer é uma doença, desculpe-me a palavra, desgraçada. Também perdi um tio com isso e foi, assim, ridículo. Ele descobriu que tava doente e, três meses depois, faleceu.
    Deve ser mesmo interessante o que ele conta no livro, um dia vou procurá-lo para ler.

    ResponderExcluir
  2. Amo MUITO esse livro. Chorei horrores lendo... Uma lição de vida MESMO!
    Vale MUITO a pena. É algo que quer ser mais que um auto ajuda qualquer. Marcante *-*

    :*
    Juh Oliveto
    Livros & Bolinhos ~

    ResponderExcluir
  3. Oi Querida!!!
    Acredita que já me peguei QUASE comprando esse livro sei lá quantas vezes...
    Mas não sei, acho que não é lá essas coisas.
    A história parece ser legal não? Histórias tristes mexem muito comigo.

    Beijos e como acabei de conhecer seu blog já vou te seguir. =)

    ResponderExcluir
  4. Percy Jackson é muito bom, Nia. Acho que quase todos os blogs andam falando sobre a série porque realmente é algo interessante, bonitinho, fofinho... Diferente do que já estávamos acostumados (primeiro com bruxos, depois com vampiros). Enfim, fez a cabeça da garotada - e dos adolescentes e jovens, claro - e merece mesmo essa divulgação (:

    ResponderExcluir
  5. I had been only trying to get this info for some time.
    After Six hours associated with continual Googleing,
    ultimately I obtained them with your web page. I'm wondering what’s the particular Google’s trouble of which doesn’t position this particular enlightening internet sites nearer to the superior. Normally the top websites will be filled with waste. Specially just lately, after the brand new panda protocol bring up to date.
    Check out my web site ... Cheap Car Insurance For Young Drivers

    ResponderExcluir