O Pacto - Jodi Picoult


  • Título: O Pacto
  • Autora: Jodi Picoult
  • Editora: Planeta
  • Páginas: 400
Sinopse:

Um romance arrebatador, que hipnotiza o leitor da primeira à última página. A consagrada Jodi Picoult narra a história do casal Emily Gold e Chris Harte, que se conhecia desde o primeiro dia de vida. A amizade das duas famílias parecia ser das coisas mais sólidas do mundo. Ninguém se surpreendeu quando os dois começaram a namorar. Pareciam ter nascido um para o outro. Mas tudo desmoronou numa madrugada, quando Emily morreu com um tiro na cabeça bem ao lado de Chris, encontrado desmaiado pela polícia. Assassinato? O menino garante que havia um pacto de suicídio entre ele e a namorada. Ambos deveriam ter morrido naquela noite. Alguém falhou. Onde está a verdade? 


A primeira vez que ouvi falar sobre o livro, foi por algumas meninas lá no twitter, que comentavam sobre ele sem parar. As conversas entre a @rhaay e a @sunriseshere foram despertando minha curiosidade sobre o livro e cada vez mais ele foi se tornando objeto de desejo. Passei bem uns seis meses desejando o dito livro e acabei ganhando de presente de aniversário e formatura, de três amigas muito fofas, e preciso dizer, vale muito a pena, cada página!

O pacto conta a história de Chris Hart e Emily Gold, dois jovens que se conheceram ainda nos primeiros meses de vida, cresceram juntos graças a grande amizade entre seus pais e inevitavelmente acabaram se apaixonando quando chegaram a adolescência. Até então, nada demais, certo? Apenas mais uma história de amor...

Mas existe um pequeno detalhe que muda todo o rumo da história. Em uma sexta-feira a noite, os pais de Chris acabam recebendo um telefonema, dizendo que o filho sofreu um acidente e está no hospital esperando por eles, ao mesmo tempo, que os pais de Emily também recebem um telefonema dizendo a mesma coisa sobre a filha. Porém, quando chegam ao hospital, os pais de Chris o encontram ferido, confuso e desesperado por notícias da namorada. Enquanto a família Gold, encontra a filha morta com um tiro na cabeça.

Segundo as informações de Chris, os dois tinham um pacto de suicídio, onde os dois deveriam ter morrido. Mas e então? O que deu errado? Por que ele continua vivo e Emily está sendo enterrada? É claro que todas as suspeitas caem sobre Chris e somente ele pode dizer ao certo o que aconteceu naquela noite.

Ao longo do livro, os momentos entre presente e passado vão sendo intercalados por flashbacks, onde somos levados a vários momentos do namoro de Chris e Emily, e que vai nos dando dicas pequenas, ou subtendidas do que poderia estar acontecendo para que ambos tomassem a decisão de tirarem a própria vida.

Em determinados momentos a minha vontade foi de entrar no livro, dar uma sacudida nos dois e descobrir o que realmente estava acontecendo... mas devo dizer que todo o suspense, toda a teia de aranha que vai se formando a cada capítulo, dá todo um charme especial ao livro...

No fim das contas nem tudo o que parece realmente é, e ainda tem muita coisa a ser desvendada pra que esse pacto de suicídio seja realmente entendido. A investigação da polícia, os depoimentos do Chris, dos pais, dos amigos, cada pequena peça começa a montar todo o quebra cabeça, e o final é de tirar o fôlego e arrancar boas lágrimas.

Terminei o livro chorando e com mil pensamentos pela cabeça. Me perguntava até que ponto o amor pode ou não destruir uma pessoa, e até que ponto se deve ir por alguém que se ama. O Chris é completamente apaixonante e te faz repensar vários momentos da vida. Afinal, por amor, vale realmente tudo?

Existe uma passagem do livro que me marcou muito, foram as minhas primeiras lágrimas derramadas, e deixo aqui pra vocês como um aperitivo para que vocês tenham vontade de descobrir o que existia por trás desse amor e dessa morte:

"- Ela era minha - disse Chris, apenas.
O Dr. Feinstein franziu o cenho - O que isso quer dizer?
- Ela era tudo que eu não era. E eu era tudo que ela não era. Ela conseguia desenhar qualquer coisa, eu não consigo fazer uma linha reta. Ela nunca fez esporte, eu nunca deixei de fazer. - Chris levantou a mão aberta e dobrou os dedos. - A mão dela cabia na minha - disse."

(Cris Harte - O Pacto) 





4 comentários:

  1. Ai, colocamos o mesmo quote no final HAHA, mas é o mais lindo, né? quando eu leio "A mão dela cabia na minha" quase consigo ouvir meu coração sendo partido D:
    Adoro que as pessoas se interessam por ele de tanto que eu comento com Deus e o mundo. Não consigo parar de indicá-lo, é sempre o primeiro que vem na cabeça.
    Quando terminei de lê-lo tive que correr pro banheiro porque eu já mal respirava de tanto chorar. Nariz completamente entupido e as lágrimas caindo sem parar. Nossa, intenso demais. Senti tudo na pele, não consigo explicar. Lindo demais, perfeito demais.
    Vou casar com esse livro, é o amor da minha vida HAHA
    Vou te seguir no twitter :)
    xx

    ResponderExcluir
  2. O mesmo quote da Cah? Ok, eu preciso ler esse livro. Preciso, preciso mesmo. So tenho lido boas criticas sobre ele e tenho muita vontade de le-lo. Pena que nao to comprando nada ultimamente, mas tenho que comprar esse livro. E isso ainda vai acontecer.
    Sempre via a Cah falando deste livro tambem ('e, eu tambem sou meio viciada nas fics dela, entao sempre a vi falando bastante do livro, seja no twitter, no formspring e derivados, porque quando a gente gosta do que uma pessoa faz, acaba seguindo, ne?) e ficava com aquela vontade de conhecer a historia. Depois de ler essas duas resenhas, ainda mais mostrando o mesmo quote, fiquei com mais vontade ainda de conhecer.
    Ok, preciso desse livro.

    ResponderExcluir
  3. Ah, te indiquei ao blog de ouro (:
    http://babilorentz.com/?p=456

    ResponderExcluir
  4. Realmente esse livro é maravilhoso. Nunca fiquei com tanta vontade de descobrir o final de uma história como fiquei ao ler essa. Na pagina que o juiz dizia se Chris era culpado ou nao, meu coracao foi a mil...

    ResponderExcluir