Todas as Estrelas do Céu - Enderson Rafael

  • Título: Todas as Estrelas do Céu
  • Autor: Enderson Rafael
  • Páginas: 159
  • Editora: Novas Idéias
  • ISBN: 978-85-60284-17-7

Sinopse: Podem dois irmãos adotivos se apaixonarem um pelo outro? Caroline e Leandro são dois adolescentes de uma bem resolvida família de classe média , ele adotado, ela filha biológica do casal Marco e Lúcia. Diante dos conflitos da adolescência, do colégio, do vestibular, ambos se vêem diante de mais um dilema: um amor impossível e todas as consequências da busca pela felicidade ao lado da pessoa amada. O desafio dos dois em entenderem o que se passa consigo mesmo, em enfrentar os pais, sociedade e sua própria consciência é exposta neste romance honesto, ágil e de final surpreendente. 


Você já parou para pensar em como seria se apaixonar por uma das únicas pessoas que você não pode amar? Ou melhor, já parou pra pensar até onde se pode controlar e julgar o amor? Amor é amor em qualquer circunstância, de qualquer maneira... Então por que ainda em alguns casos amar se torna tão difícil?

Acho que essa foi umas das principais perguntas que se formaram na minha cabeça quando eu fechei o livro do Enderson e sequei algumas lágrimas que estavam escorrendo pelo meu rosto. Até quando as pessoas vão se achar no direito de julgar, ou decidir quem outras pessoas devem amar?

O livro do Ende (ele é meu amigo, posso chamar ele assim rs) trata de um assunto super polêmico e com certeza vai te fazer pensar muito em certos aspectos da nossa vida. A Carol e o Lê são irmãos adotivos, ele deixado na porta do casal alguns dias depois de ter nascido, e ela a primeira filha biológica do casal Marco e Lúcia.

Carol é uma menina tranquila, que se expressa através da poesia e que sempre sonhou com o príncipe encantado. Leandro é descolado, inteligente, carinhoso e o sonho de muita menina por ai! Tanto um como o outro sempre procuraram nos seus relacionamentos encontrar a pessoa certa pra dividir os medos, as inseguranças, os momentos felizes e os difíceis também...

O que nenhum dos dois podia imaginar é que a pessoa certa estava bem ao lado, dentro de casa e era chamado de irmão(ã).

À partir dessa descoberta, tanto a vida de Lê, quanto a de Carol muda radicalmente. No começo, o medo da reação dos pais e das pessoas é bem maior do que qualquer vontade de estarem juntos... eles conversam muito, tentam encontrar uma saída, mas o amor fala mais alto e os dois acabam se entregando ao sentimento mais puro que pode existir, o amor verdadeiro!

Mas nem tudo são flores e quando os pais descobrem sobre esse namoro visto por eles como algo errado, Leandro e Carol são separados da maneira mais drástica que pode existir. Ele volta pra cidade natal - Florianópolis - e ela continua no Rio morando com a família.

Os dois tentam seguir a vida... Carol tenta se reaproximar do ex, Leandro faz o mesmo, mas nada, nada pode apagar esse sentimento e em uma tentativa desesperada de viver essa história, Carol mente pros pais e vai ao encontro do 'irmão'. À partir dai, a história se torna ainda mais comovente e o final é surpreendente! Preciso parar os meus dedos ou então conto a história toda pra vocês e o Enderson me bate! (Medo dele rs)

A verdade é que já mandei um email gigantesco pra ele falando sobre tudo que eu senti pelo livro e eu poderia ficar aqui mais algumas horas escrevendo e nenhuma palavra conseguiria definir o meu encantamento pelo livro e pelo autor dele =)

O Todas me fez quebrar meus próprios preconceitos, fez com que eu me colocasse nessa situação e me perguntasse até onde eu iria, ou até onde interferiria se isso estivesse acontecendo perto de mim. Talvez eu não tivesse a mesma coragem que a Carol teve, talvez eu renunciasse ao sentimento por medo do que as pessoas pudessem pensar... Ou então talvez eu como boa romântica faria tudo exatamente igual!

A verdade é que a lição do livro é uma só! Chega de preconceitos, de opiniões formadas... porque duas pessoas que foram criadas como irmãos, mais que na verdade não são, não podem se amar? Por que é que duas pessoas do mesmo sexo não podem ser felizes juntas? O mundo não seria um lugar bem mais bonito se o amor reinasse por todos os cantos?

Fica então a questão pra vocês me responderem: Até onde se pode julgar o amor e a forma de amar dos seres humanos?


6 comentários:

  1. Quando eu descobri este livro e li a sinopse me apaixonei, e comprei na hora! quando terminei de ler, chorei e fiquei triste por ter acabado assim, afinal eles não eram irmãos biológicos. Eu super recomendo este livro! e vou reler mil vezes! bjs

    ResponderExcluir
  2. Primeira vez aqui comentando no blog !
    Já tinha ouvido falar desse livro mais nunca tinha me interessado em ler. Depois de ler a resenha eu super me interessei !
    Já está na minha lista de leitura !

    Abraços !

    ResponderExcluir
  3. Oi Nia.
    Eu adorei a sua resenha!!
    Esse livro é maravilhoso, eu simplesmente me apaixonei desde o primeiro capítulo. Virei uma super fã do Enderson e ainda nem acredito que não vou poder ir na Bienal pegar o autografo dele e dizer pessoalmente o quanto o livro ajudou muito na minha recuperação.
    Deve ter sido super difícil para vc resenhar um livro que tanto gostou.
    Adoro o seu blog!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Só de a principal carregar meu lindo nome já me faz querer ler haha Tenho lido ótimas resenha sobre o livro, mas essa sua... Nossa, Nia. Me fez querer o livro pra ontem!
    Vou tentar comprá-lo logo para poder me apaixonar assim também.

    Beijos xx

    ResponderExcluir
  5. Nia!

    Quando li a primeira vez a sinopse do livro do Enderson, pensei: "cara, preciso muito ler". E lógico que ele está na lista de compras e de desejos. Como a faculdade anda me matando, depois que terminar tudo, posso dar mais atenção aos livros!

    Beijo!
    @nine_stecanella
    http://janinestecanella.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. adorei a resenha
    conheci o autor recentemente, quer dizer, conheci o trabalho dele rsrsrsrs. eu sabia que ele tinha lançado este livro, mas ainda não tinha lido nada sobre o mesmo.
    simplesmente amei a história. Diferente de tudo que já li até agora, e parece ser realmente surpreendente.
    Adoro estas quebras de paradigmas, estereótipos e etc.
    Ainda mais curiosa para ler o livro *_*

    ResponderExcluir