Cilada - Harlan Coben

Oi amores meus! Preciso pedir desculpas gigantescas pelo abandono do blog por tantos dias, mas a vida de gente grande se complica a cada novo dia e o tempo se torna cada vez mais escasso. Mas eu venho tentando mudar isso, tem sido difícil, mas ainda não desisti! Tem dias que nem vontade de ler eu tenho, porque o cansaço é gigante, a cobrança também, mas eu sempre dou um jeito nisso... Prometo tentar não demorar tanto assim outra vez! Mas vamos ao que interessa, né?

Título: Cilada
Autor: Harlan Coben
Editora: Sextante
Páginas: 271
ISBN: 978-85-99296-93-6

Sinopse: Haley McWaid tem 17 anos. É uma aluna exemplar, disciplinada, ama esportes e sonha em entrar pra uma boa faculdade. Por isso, quando certa noite ela não volta pra casa e três meses transcorrem sem que se tenha nenhuma notícia dela, todos na cidade começam a imaginar o pior. O assistente Dan Mercer recebe um estranho telefonema de uma adolescente e vai a seu encontro. Ao chegar ao local, ele é surpreendido pela equipe de um programa de TV, que o exibe em rede nacional como pedófilo. Inocentado por falta de provas, Dan é morto logo em seguida. Na junção dessas duas histórias está Wendy Tines, a repórter que armou a cilada para Dan e que se torna a única testemunha de seu assassinato. Wendy sempre confiou apenas nos fatos, mas seu instinto lhe diz que Mercer talvez não fosse culpado. Agora ela precisa descobrir se desmascarou um criminoso ou causou a morte de um inocente. Nas investigações da morte de Dan e do desaparecimento de Haley, verdades inimagináveis são reveladas e a fragilidade de vidas aparentemente normais é posta à prova. Todos têm algo a esconder e os segredos se interligam e se completam em um elaborado mosaico de mistérios. Harlan Coben  mais uma vez deixa o leitor sem ar. Cilada fala de culpa, luto e perdão em uma trama repleta de reviravoltas. Nada é o que parece e tudo pode ser desfeito até a última página.

A verdade é que esse gênero policial investigativo não faz muito meu estilo, mas a curiosidade em ler alguma coisa do Harlan foi muito maior e como a Cah (do Sunriseshere.com) vivia falando sobre Cilada, resolvi dar uma chance. A verdade é que nem amei e nem odiei o livro. Ainda não tenho uma opinião muito bem formada por ele, e tentei pensar em alguma coisa antes de vir resenhar, mas nem assim consegui chegar à uma conclusão, rs.

Pra mim, o que pode descrever o livro é o seguinte: confuso e surpreendente. 
No começo preciso assumir que por pouco não abandonei, porque eu realmente não conseguia entender nada do que a história estava tentando dizer. A troca de cenários acontece bem rápido e a junção de várias histórias fez com que eu me perdesse em alguns pontos. Mas, eu decidi que queria saber o porque do Harlan ser tão bem conceituado, e quando cheguei ao fim eu tive a resposta, o cara consegue te prender até a última linha imaginando que o fim será de um jeito, e quando você chega ao último ponto final, nada do que você imaginou realmente acontece.

Harlan nos apresenta em um primeiro momento à Wendy Tines, uma repórter que adora armar em seus programas ciladas para que pedófilos, assassinos, ladrões sejam encurralados e ela acabe se tornando a grande jornalista que desvendou a verdade. E é assim que a vida dela é ligada a de Dan Mercer, um cara completamente integro, que batalhou muito pra estar em uma boa faculdade e que a vida toda lutou pra ajudar garotos órfãos como ele. Diante de falta de provas, mesmo com a cilada armada por Wendy, Dan é inocentado e logo depois assassinado, e a única testemunha desse crime é a própria Tines.

Interligado à isso, existe Haley. Uma jovem que sempre foi o exemplo de menina perfeita e que não teria motivos pra sumir, fugir de casa ou qualquer coisa assim. Mas ela desaparece por três meses e as pistas sobre o que houve com ela só começam a aparecer quando Dan é morto.

Wendy que até então acreditava nos fatos e nada mais, começa a pensar que pode ter cometido um grande erro e decide por ela mesmo descobrir a verdade sobre Dan e sobre Haley. À partir de então, a história começa a realmente criar forma, tudo aquilo que você pensa existir não existe. As teorias que você começa a fazer lendo o livro são colocadas a prova a cada linha. E posso afirmar, o final não será como você espera.

Apesar de não ser meu estilo preferido e ter me deixado com raiva em alguns momentos, valeu muito à pena ler só pela genialidade do Harlan! 

Espero que vocês leiam e venham me contar o que acharam!

xx

3 comentários:

  1. HIHI Ai Harlan, te amo!
    Você deve ter ficado confusa porque não tá acostumada com livros do Harlan, porque Cilada não é confuso não O.O Ele é sim bastante surpreendente, pra mim todos os livros do Harlan são na verdade. Sempre ico tentando adivinhar o final, mas passo longe de acertar. Tenso HAHAHAHA
    Te aconselho a ler os outros dele. Todos seguem o mesmo estilo e são de tirar o fôlego!

    Beijos xx

    ResponderExcluir
  2. Gooԁ гespοnse in rеturn
    of thiѕ ԁifficulty with firm аrguments and tеlling the whole thіng аbout that.


    Look аt mу web page http://www.sfgate.com/

    ResponderExcluir
  3. Μу spοuse and Ӏ stumbled oѵеr herе by а ԁifferent
    web aԁԁress and thought I might
    check things оut. Ι like ωhat I
    see so nоw i am followіng you. Look forward to looκing into youг web page
    foг a second time.

    Here іѕ my ωeblog: http://www.prweb.com

    ResponderExcluir